Sebrae realiza Startup Day em Porto Velho

Encontro reúne dezenas de empreendedores que buscam adquirir mais conhecimento e inovação para atividade empresarial

Troca de experiências, palestras e debates fizeram parte do Startup Day, encontro organizado pelo Sebrae que aconteceu no sábado (19) na biblioteca do Instituto Federal de Rondônia em Porto Velho (IFRO). O evento reuniu dezenas de empreendedores, uma comunidade conectada e inovadora de startups de negócios, com o sonho de empreender e fomentar os negócios.

 

O evento foi realizado em 26 capitais do país e simultaneamente em mais de 30 cidades. Considerado o maior evento de empreendedores inovadores do Brasil, trouxe como temas principais o ecossistema e a tendência à transformação digital.

Startup Day é um evento em que você procura discutir questões ligadas ao tema, trocar experiências, conhecer pessoas que já obtiveram sucesso com startups. Na verdade, as startups começaram a se organizar por conta própria, mas o Sebrae entendeu que elas também eram seu público-alvo, já que se trata de empresas, e começou a participar desse ambiente”, detalha Carlos Berti, diretor administrativo do Sebrae em Rondônia.

Startups são modelos de negócios escaláveis que nascem em um ambiente de incerteza e normalmente são de base digital. Modelo de negócio é como se cria, se captura e se entrega o valor para o cliente, e são escaláveis porque conseguem alcançar um número maior de clientes e aumentar o faturamento, mas mantendo o mesmo custo”, explica Rangel Miranda, coordenador dos projetos startups do Sebrae em Rondônia.

Aliemary Aibara, empresária do ramo de autopeças, já faz parte do grupo “Startup Way” do Sebrae, pelo qual participa de encontros e recebe mentorias, mas essa é a primeira vez que participa do Startup Day. “Nossas lojas são de atendimento físico, mas estamos sempre voltados às novas tecnologias e olhando para o futuro, por isso não poderia ficar de fora desse evento tão relevante para nós empresários”, disse Aliemary.

Cláudio Nascimento é vice-presidente da rede brasileira de cidades inteligentes e humanas e veio de Recife para ministrar uma das palestras no Startup Day. “A nossa ideia é passar um pouco da experiência que temos com cidades. Queremos que os jovens comecem a promover interação com o governo, com o Sebrae, e que desenvolvam projetos para melhoraria nas cidades, em vez de pensarem só em aplicativos. Com a tecnologia, podemos solucionar alguns problemas do século XXI e melhorar a cidade em que vivemos”, fala o palestrante.

Outro palestrante que veio somar no Startup Day foi o jovem ji-paranaense Raphael Costa, que é CTO da empresa Eficiência Fiscal. “Eu vim trazer um pouco da experiência que temos e falar sobre barreiras pelas quais passamos e que conseguimos superar. Então a palestra é sobre alguns padrões que encontramos no mercado, ou seja, sobre detalhes que são importantes para o sucesso da startup”, conclui Raphael.

“Eu repassei a esses jovens a jornada, os caminhos que todo empreendedor de startup passa ao começar um negócio. São cinco as fases de desenvolvimento do negócio: ideação, pré-operação, operação, tração e expansão. Também procurei tirar dúvidas sobre como iniciar uma startup, como conseguir investimento, sobre programadores, campanhas de marketing, entre outros”, conclui Raphael Arão, palestrante e COO da empresa Startadora.

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.