FOZ DO IGUAÇU

Sebrae leva grupo de piscicultores para seminário e feira internacional

Foram três dias de palestras, debates e oportunidades de negócios na região Sul do país

Um grupo de empresários da piscicultura de Rondônia participou nesta semana da primeira edição do International Fish Congress (IFC) em Foz do Iguaçu. O evento, idealizado pelo ex-ministro da pesca, Altemir Gregolin, reuniu pesquisadores, técnicos e piscicultores de toda a cadeia da aquicultura e da pesca comercial no Brasil. Mais de mil pessoas participaram dos três dias de palestras, debates e também de uma feira com equipamentos e inovações que aconteceu junto ao congresso.

 

O Sebrae foi o organizador da caravana que contou com 17 participantes. O objetivo foi dar a oportunidade de os produtores acompanharem as tendências do setor, participarem das principais discussões da aquicultura brasileira e também conhecer os demais segmentos da cadeia. “Uma experiência muito rica, muito importante e que faz a diferença para nós piscicultores. Eu agora como indústria, também aproveitei para fazer negócios”, lembra Lorival Amorim, piscicultor e proprietário do frigorífico Pescados do Valle.

 

Em mais de 36 horas de conteúdo, os participantes do IFC puderam ter acesso a informações de vários segmentos da aquicultura e da pesca nacional e internacional. Ao todo, mais de 30 palestrantes brasileiros e de países como o Chile, Noruega e França estiveram repassando seus conhecimentos. Representantes de países outros países da América do Sul, Ásia e Europa também participaram. Eles puderam conhecer um pouco de como o Brasil está se preparando para melhorar a competitividade de seus produtos lá fora.

 

“Nós de Rondônia fizemos aqui uma defesa especial do nosso Tambaqui, apresentamos ele aos participantes através de um vídeo e também tivemos a oportunidade de defender os produtores moradores da Amazônia que, muitas vezes, tem seu papel distorcido fora do país por puro desconhecimento. Viemos mostrar que temos um alimento excelente e que estamos prontos para oferta-lo ao mundo”, explicou Francisco Hidalgo Farina, presidente da Associação dos Criadores de Peixe do Estado de Rondônia (ACRIPAR).

 

Os organizadores do IFC já confirmaram a edição 2020 do congresso. A missão empresarial que levou os piscicultores de Rondônia para o evento faz parte do Projeto Piscicultura de Rondônia mantido pelo Sebrae em Rondônia. Para saber mais informações e fazer parte das atividades, basta acessar o site www.sebrae.ro e procurar os eventos do segmento ou ligar diretamente para 0800 570 0800.