CACAUICULTURA

Sebrae está no Concacau e apresenta projeto Cacau Sustentável de Rondônia

Um dos realizadores do certame, Sebrae tem projeto que beneficia cadeia produtiva do cacau

O 1º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia, (Concacau) é uma iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e o Sebrae é um dos realizadores, junto com outras entidades, desta importante iniciativa, que ocorre nesta quinta (25), na cidade de Jaru.

 

Na esteira do que aconteceu no III Concurso Nacional de Qualidade do Cacau, que no último dia 22 premiou Rondônia com 3º lugar na qualidade varietal para Mauro Cesar Tauffer , da cidade Buritis, recolocando o Estado como um dos maiores produtores de cacau do país, o Concacau vem, em nível estadual premiar os produtores que se destacaram para contribuir para com a cadeia produtiva do cacau no Estado. Os produtores inscritos no concurso nacional foram apoiados pelo Sebrae, bem como no Concacau, tiveram igualmente o mesmo apoio.

Na quinta-feira (25), às 9h, na Praça José Eustáquio, localizada à Rua Florianópolis, 2856, Setor 2, acontece a solenidade de premiação, que tem a finalidade de identificar, premiar, promover e incentivar a melhoria da qualidade e da sustentabilidade na produção de cacau em Rondônia. Segundo a organização, 38 produtores de cacau de todas as regiões de Rondônia participam do concurso, disputando mais de R$ 20 mil em premiações .

“O Sebrae tem se unido ás entidades do setor produtivo para fomentar, capacitar, mobilizar, empoderar as diversas cadeias produtivas prioritárias pois essa união de esforços fará com que continuemos alcançando grandes resultados não apenas em premiações, com tem sido a regras, especialmente este ano, mas representando grande parte do PIB estadual. Parabéns a todos os organizadores desse concurso”, disse Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia.

Projeto Cacau Sustentável de Rondônia

A inciativa prevê ações de Inovação e Tecnologia, Inteligência de Mercado e sustentabilidade. Serão desenvolvidas ações que visem aumentar a produtividade dos produtores, a qualidade do produto, focando em melhores resultados financeiros e num melhor posicionamento da produção de cacau de Rondônia em nível nacional.

O projeto Cacau Sustentável de Rondônia tem como parceiros entidades do quilate de Seagri, Senar, Emater, Mapa, Idaron, Câmara Setorial do Cacau, Ceplac, Sescoop, IFRO e Embrapa, todos unidos em prol da cacauicultura.

Para Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia, o Concacau é mais uma oportunidade de união de propósitos: “Estamos nos unindo à Seagri e demais parceiros porque entendemos ser de grande relevância premiar a qualidade do cacau pois é uma estratégia para ampliarmos não apenas a qualidade, mas produtividade e sermos mais competitivos. O projeto Cacau Sustentável, que o Sebrae vem realizando com tantos parceiros está ancorado justamente nessas premissas”, disse ele.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).