CIDADE EMPREENDEDORA

Sebrae entrega Plano Municipal de Turismo ao prefeito Hildon Chaves

Documento contém planejamento para desenvolver a atividade turística na capital

Nesta quarta (20), a partir das 9h, na sede do Sebrae em Rondônia, na capital, acontecerá evento que marcará a entrega do Plano Municipal de Turismo de Porto Velho, elaborado ao longo de vários meses, que pontua as principais ações para desenvolvimento do turismo na cidade.

A iniciativa é um desdobramento do programa Cidade Empreendedora, cujo escopo é realizar ações em dez eixos estruturantes que fomentem a geração de negócios nos territórios. O turismo, que está previsto no Eixo 8 (Desenvolvimento Setorial), é uma atividade que movimenta outras dezenas, fazendo a roda da economia girar.

Para o Sebrae, o turismo é um setor que movimenta a economia, gerando grandes resultados. “Historicamente temos apoiado os empreendimentos turísticos, seja via projetos de atendimentos, orientações e consultorias, seja na promoção e no desenvolvimento de estratégias para alavancar a atividade, que acaba sendo uma grande geradora de emprego e renda”, diz Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia.

O documento a ser entregue ao prefeito Hildon Chaves esta semana contém uma detalhada radiografia da atual situação da atividade turística em Porto Velho e faz um extenso diagnóstico da situação, além de propor diretrizes que ordenam o turismo na capital.

“O Plano Municipal de Turismo de Porto Velho é uma grande conquista não apenas para o trade turístico, como também para a economia da capital e do Estado. É uma iniciativa que parte do leque de ações que o Programa Cidade Empreendedora propõe. O setor de serviços, e mais especialmente o turismo, foi um dos mais impactados durante a pandemia, e é imprescindível uma retomada com planejamento e desenvolvimento de uma estratégia mais assertiva”, diz Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.

O Plano Municipal de Turismo é uma ferramenta que tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento da atividade em âmbito municipal, apresentando estratégias e ações voltadas ao incremento e estruturação do turismo no destino. O plano lança mão de estratégias que privilegiem os atrativos que a capital possui, com objetivo de gerar mais oportunidades, emprego e renda.

Uma vez de posse do estudo, o município poderá dar encaminhamentos segundo a orientação do planejamento, balizando sua estratégia e desenvolvimento de ações. É o turismo pensado como mola propulsora do desenvolvimento econômico.

Serviço

Entrega do Plano Municipal de Turismo de Porto Velho

Dia 20 de outubro, às 9h

Sebrae em Porto Velho

Saiba mais sobre as ações do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube(@sebraero).