AGRONEGÓCIO

Sebrae e parceiros lançam Programa Inova Agro

Iniciativa em conjunto alinhará ações das entidades que trabalham pelo fortalecimento do Agronegócio em Rondônia

Na manhã desta quinta–feira (22) foi lançado no auditório da Faculdade Sapiens em Porto Velho, o Programa Inova Agro que traz ações voltadas à melhoria da produtividade do Agronegócio no Estado de Rondônia. O Programa é uma iniciativa idealizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) e Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa), Empresa Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e as entidades de fomento Banco do Povo (Acrecid e Faepar), Banco do Brasil, Caixa e Banco da Amazônia, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da entidade que reúne as cooperativas em Rondônia (OCB/Sescoop).

 

O Inova Agro tem a proposta de interação direta junto ao empreendedor rural em áreas como gestão da propriedade rural, inovação e tecnologia inteligência de mercado, assistência técnica junto ao produtor, potencialização do ambiente de negócios com acesso a mercados com foco em investimento e custeio. Além disso, as ações realizados pelas entidades parcerias deverão ter maior visibilidade, com a possibilidade atuações para otimizar recursos e obter melhores resultados.

 

Segundo o superintendente do Sebrae, Daniel Pereira, além das execuções diretas que a instituição  faz através dos técnicos e consultores, o Sebrae também é um articulador e tem feitos articulações de forma de muito eficiente e o Programa Inova Agro é fruto de uma articulação que está permitindo juntar todos os segmentos produtivos do setor público e da iniciativa privada, com o objetivo estratégico de levar as melhores ações para os produtores de Rondônia.

 

O diretor técnico do Sebrae Samuel Almeida,  destaca que o Inova Agro vai impulsionar o agronegócio, promover o desenvolvimento, crescimento sustentável, competitividade, fortalecer as cadeias produtivas e geração de trabalho e renda. “O Programa vem para impulsionar o desenvolvimento do agronegócio em Rondônia de uma forma orgânica, biológica, integrada e sistêmica em que a otimização dos recursos e competências irão favorecer o desenvolvimento sócio econômico do setor e com isso gerar a expansão de mercado”, enfatiza Samuel.

 

O vice-presidente da Emater- RO, José de Arimatéia, ressalta que a parceria com o Sebrae fortalece as ações da Emater juntos aos agricultores familiar, onde o Sebrae atua nas capacitações de produtores rurais e técnicos da Emater, que atua em quase cinqüenta mil propriedades rurais no estado de Rondônia.

 

O programa irá atuar em diversas culturas como peixe, café, leite, cacau, floresta plantada, extrativismo (castanha), horticultura, avicultura e suinocultura, onde milhares de produtores poderão ser contemplados.

 

Saiba mais sobre as ações do Sebrae no Agronegócio: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.