CAPITAL DE RISCO

Projeto Capital Empreendedor mais uma etapa cumprida

Gestores de vários estados e parceiros no curso de capacitação

“Aproximando empreendedores de investidores”, esse foi o tema de mais uma etapa do projeto Capital Empreendedor realizado de 25 a 27 de junho no Sicoob em Porto Velho, voltado a gestores e analistas do Sebrae que atuam com startups e pequenos negócios inovadores. Durante os três dias de evento, os participantes tiveram talk shows, palestras e outras atividades relacionadas ao tema. O projeto tem duração de dois anos e a próxima etapa acontecerá nos dias 17,18 e 19 de julho.

“Capital Empreendedor, é um projeto do sistema Sebrae que tem por objetivo aproximar empreendedores de investidores. Uma forma diferente de financiamento de negócios do que o habitual, porque se tem fundos de investimentos, investidores anjo, plataformas de crowdfunding (tipo de financiamento coletivo) e outras formas alternativas de aporte financeiro para empresas. “O projeto se desenvolve em algumas etapas e essa é extremamente importante para nós do sistema, porque é a fase em que disseminamos o conhecimento dessa temática de investimentos de risco dessa forma, podemos auxiliar as empresas na negociação com os investidores”, afirmou Giovanni Bevilaqua, coordenador nacional do Projeto Capital Empreendedor.

 

Para a analista Liliane Cougo, que atua no projeto, essa fase é fundamental para os gestores. “Essa capacitação é para que o profissional possa entender o que realmente é, de forma mais profunda, esse programa, porque nós queremos aproximar o ecossistema do capital de risco, informar os gestores o que é esse capital. Para podermos informar sobre o tema aos empreendedores temos que saber muito bem sobre o capital de risco e por isso trouxemos aqui vários especialistas como investidores anjo e startups. Esse trabalho foi para mostrar aos nossos técnicos como isso pode ser feito, para quando realizarmos a próxima fase, que será um workshop para os empreendedores, eles já saberem identificar empresas que podem estar conosco nesse projeto”, afirmou Liliane.

O evento tem a parceria do banco de crédito Sicoob e Grupo Rovema. Para a representante do Grupo Rovema, Anadely Barofaldi o Sebrae está de parabéns pela iniciativa. “O assunto abordado é extremamente importante, onde muito tem nos envolvido e que às vezes nem conseguimos definir o que é o capital empreendedor ou mesmo o significado de uma startup, então foi fundamental para elucidar, fechar algumas lacunas que existem e para trazer-nos para o empreendedorismo e enxergar a tendência mundial de modelagem da nova economia, modelagem de negócios, como tratar as pessoas, como enxergar isso no empreendedor e na própria instituição quanto a acolher esse modelo, esse movimento que esta acontecendo. O Sebrae está realmente de parabéns”, concluiu Anadely, parceira do Projeto Capital Empreendedor.

Gestores do Sebrae de outros estados participaram dessa etapa do projeto. “O Projeto Capital Empreendedor é a ‘pegada’ que a gente precisa, principalmente pela questão das startups, empresas de economia criativa digital precisam muito do aporte para subsistir dentro desse mercado tão louco que é a questão das startups, então saber um pouco gerar renda através de empresas que gostam de investir nas várias fases de uma empresa startup, é muito bom, porque a gente vai poder repassar a eles, o conhecimento que precisam para desenvolver os negócios”, definiu Cláudio Araújo, colaborador Sebrae Acre.

Aqui no link http://sebrae.ro/inscricaocapitalempreendedor você se inscreve no processo de seleção para Projeto Capital Empreendedor que objetiva prepará-lo para acessar e negociar com investidores de risco.

 

O SEBRAE RO selecionará até 30 empresas com maior potencial de investimento do nosso estado e as capacitará para entender o universo do investimento de risco, identificar o melhor investimento e o investidor mais adequado ao momento e maturidade em que se encontra seu negócio. O tempo aproximado de preenchimento é de 30 minutos.

 

Atente para os prazos abaixo:

 

Inscrições: 29 de abril a 10 de julho de 2019

Workshop de empreendedores: 17, 18 e 19 de julho de 2019, em Porto Velho/RO

Mentorias: 15 de agosto a 03 de outubro de 2019, em Porto Velho/RO

Circuito de Investimento: 30 a 31 de Outubro de 2019

 

Selecionados serão informados em: 12 de julho de 2019

 

Para saber mais sobre essa e outras ações do Sebrae www.sebrae.ro/inscricaocapitalempreendedor ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram,FacebookTwitterLinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.