TURISMO

Prefeitura recebe Plano Municipal de Turismo elaborado pelo Sebrae

Documento contém diretrizes para bom ordenamento do turismo na capital

Foi entregue nesta manhã (20), em cerimônia realizada na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Plano Municipal de Turismo ao prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves. O documento foi elaborado pelo corpo técnico do Sebrae, com a efetiva colaboração da Semdestur (Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Porto Velho) e entidades que atuam no turismo da capital.

O documento é um importante estudo que direciona as futuras ações a serem tomadas pela municipalidade e seus parceiros, com objetivo de ordenar e promover o desenvolvimento da atividade turística na capital.

Fruto de uma articulação da prefeitura, via Semdestur e Agência de Desenvolvimento de Porto Velho com o Sebrae, que por sua vez, tem no programa Cidade Empreendedora, em seu Eixo de Desenvolvimento número 8, o desenvolvimento setorial, o Plano Municipal de Turismo entregue nas mãos de Hildon Chaves começou a ser elaborado no início do ano e contém informações relevantes tanto para o poder público como para o trade turístico, os atores da cadeia produtiva do turismo na capital de Rondônia.

“O Sebrae, através do Programa Cidade Empreendedora, tem atuado de maneira ser o grande facilitador, especialmente entre o ente público e a iniciativa privada no desenvolvimento do turismo, que é uma atividade de enorme valor agregado quando se fala em geração de emprego e renda”, disse Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia.

Para o Prefeito Hildon Chaves, o apoio do Sebrae é mais um degrau avançado: “Nossa intenção é transformar a capital, que é a portal de entrada de Rondônia, em um grande polo de desenvolvimento econômico e o Plano Municipal de Turismo, entregue pelo Sebrae hoje será mais um instrumento a direcionar as políticas públicas de nossa gestão”, disse o prefeito.

“Só temos a agradecer a entrega deste documento tão esperado. Agora é colocar em prática, com apoio de todos os envolvidos. Agradeço ao Sebrae por este momento”, declarou a secretária da Semdestur, Glayce Bezerra.

Marcelo Thomé, presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho comentou que “O Plano norteará a estratégia a serem implementadas pois se trata do primeiro documento que necessitamos para ter acesso a recursos e projetos do Governo federal, especialmente no que tange às iniciativas do Ministério do Turismo”.

Para o Sebrae, o Plano Municipal de Turismo é uma ferramenta de desenvolvimento: “Esta entrega aqui hoje, é o fruto de articulações entre o poder público municipal e o Sebrae e significa um norte para as futuras ações a serem desenvolvidas. Foi feita uma minuciosa radiografia da situação atual e onde queremos chegar em um horizonte de tempo. É um passo, ainda há muito a ser realizados e o Sebrae estará apoiando as iniciativas que gerem negócios e que se traduzam em desenvolvimento econômico”, disse Samuel Almeida, diretor técnico e coordenador gegral do estudo.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).