Palestras sobre comércio varejista e motivação em vendas abrem Semana do MEI em Porto Velho

Durante uma semana, o microempreendedor individual terá acesso a palestras, cursos e oficinas oferecidas pelo Sebrae em Rondônia

Aos poucos eles foram chegando e logo a sala do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ficou repleta de microempreendedores nessa segunda-feira (14). Eles vieram participar da primeira palestra do dia, que abriu a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) em Porto Velho. Cerca de 20 MEI participaram do evento. A semana, que é nacional, está sendo realizada em todos os escritórios regionais do Sebrae em Rondônia até sexta-feira (18), quando acontece o dia de crédito.

“Durante toda semana serão realizadas várias atividades nos escritórios do Sebrae, de Guajará a Vilhena. Este ano teremos um diferencial na Semana do MEI: estaremos trabalhando cada dia umsegmento atendido pelo Sebrae, como construção civil, salão de beleza, moda e varejo, entre outros. E no último dia ainda haverá o dia de crédito, no qual se quer oportunizar e repassar ao empresário informações sobre crédito orientado e, com isso, fomentar ainda mais o negócio no Estado”, disse a analista técnica do Sebrae em Rondônia, Liliane Cougo.

Para o analista técnico do Sebrae em Rondônia, Francinelson dos Santos, essa semana é fundamental para que o MEI possa tirar dúvidas e ainda fazer planejamento. “O microempreendedor individual é aquela pessoa que está dando os primeiros passos para poder legalizar seu negócio. Hoje, são quase 5 milhões de MEI no Brasil. Então, para aquela pessoa que já está empreendendo, porém ainda não está legalizada, o primeiro passo é se tornar um microempreendedor”, afirma.

A palestra de abertura da Semana do MEI foi voltada ao comércio varejista e ministrada pelo consultor de empresa e parceiro do Sebrae, Enoque do Carmo. “Eu sempre repasso ao microempreendedor individual a questão de que o mercado hoje está incerto e o público, cada dia mais exigente, sempre buscando novidades. Então, procuro orientá-lo sobre o que ele pode fazer para satisfazer um cliente que busca coisas com preços mais em conta e com maior qualidade”, conclui o palestrante.

Matheus Torrente trabalha como prestador de serviço, é educador financeiro e não pensou duas vezes em se tornar um MEI. “Eu aconselho a todos a fazerem o mesmo, porque são inúmeras as vantagens para quem se torna um MEI, como benefícios e mais segurança para nós e nossas famílias. Por isso acredito que toda pessoa que tem um negócio precisa se formalizar, e o Sebrae está aí para facilitar nossa vida”, falou.

Você pode conferir a programação completa em http://semanadomei.sebrae.com.br/

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae, acesse o site <www.sebrae.ro> ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas InstagramFacebookTwitterLinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.

 

Formalização

Durante a programação da Semana do MEI, os interessados poderão se formalizar. Basta ir até a sede do Sebrae (Rua Campus Sales, 3.421, Olaria).

Documentos necessários para formalização:

– CPF;

– carteira de identidade;

– título de eleitor ou número do recibo de imposto de renda (se houver); e

– comprovante de endereço.

 

Confira a programação da Semana do MEI em Porto Velho:

 

15 de maio

Palestra: Vigilância Sanitária para Salões de Beleza – 14h

Palestra: O Futuro do seu Salão está na Gestão – 16h

 

16 de maio

 

Palestra: Reformas e manutenções residenciais – 10h

Oficina: Hidráulica, elétrica e Pintura – 14h

Palestra: Como se tornar um MEI – 15h

Oficina: Sei vender – 19h

 

17 de maio

Palestra: Dicas do chef Fábio Sicilia para bares e restaurantes – 10h

Oficina: Controlando os custos de sua cozinha – 14h

Oficina: Sei vender – 19h

 

18 de maio

Sessão de Negócio – 9h

Oficina de acesso ao crédito orientado – 14h