Mercado e Vendas

MEI que virou franqueadora segue se reinventando com apoio do Sebrae

A Snack Saudável, de Ji-Paraná, se adaptou ao período de pandemia para conseguir grandes resultados

Contar histórias de sucesso é muito especial para nós, principalmente, quando o sucesso do empreendedor passa pelas ações do Sebrae. Tem empreendimentos que já estão prontos: basta apenas pensar no negócio, planejar e colocar em prática. Existem casos de sucesso que nascem de repente, às vezes de uma necessidade pessoal.

 

Assim surgiu a história da assistente social Larissa de Souza, de Ji Paraná, interior de Rondônia, distante 375km da capital. De uma necessidade pessoal, construiu um negócio bem sucedido: Larissa buscava alternativas alimentares para as filhas levarem para escola, uma alimentação mais natural e saudável, passando longe de frituras, bebidas menos saudáveis e enxergou ali, uma oportunidade de negócio.

A partir de então, com uma ideia na cabeça, a futura empresária foi atrás de ajuda no Sebrae para saber como colocar aquela ideia em prática, aí tudo ficou mais fácil: “Desde o começo eu caminho com o Sebrae. Com pouca coisa que eu tinha ali e com muita coragem eu dei o pontapé inicial e naquele momento eu procurei o Sebrae; O engraçado quando cheguei lá para o processo de abertura de empresa, o pessoal dizia que essa é uma ideia pra virar franquia...e nem passava pela minha cabeça, né,  eu simplesmente queria abrir um MEI pra trabalhar em casa e ver se ia dar certo”, conta a empresária.

E deu muito certo. Assim o negócio que começou tímido, cresceu, se consolidou tanto que passou a fazer parte da franchising, e hoje conta com mais de 30 lojas em todo o país. Todo o processo para se tornar franqueadora, Larissa buscou no Sebrae, através do Sebraetec. A Snack Saudável está presente em 10 estados no Brasil, um grande caso de sucesso do Sebrae em Rondônia.

Mas aí veio a pandemia... e tudo o que estava consolidado e em franca expansão teve que dar uma pausa e voltar praticamente à estaca zero e se reinventar para atrair novos clientes. “No início foi uma queda de 100 por cento, né...até você tomar o gás e se reinventar e colocar a roda para girar novamente, acho que não foi fácil para empreendedor nenhum...agente pega esses grandes empreendedores do Brasil, todos tiveram que ir pra o chão de fábrica repensar o negócio, reinventar a roda para fazer a coisa acontecer novamente porque ninguém estava preparado para isso”, comenta a empresária.

Com as novas ideias, a Larissa, mais uma vez, buscou a parceria do Sebrae em Rondônia para tocar a nova fase no negócio. “ Todo momento eu caminho com o Sebrae, desde que o Snack existiu. Atualmente, estamos contratando mais dois serviços com eles. A gente contratou recentemente pelo Sebraetec um e-commerce para conseguir dar mais uma opção de compra, e uma consultoria de novos processos, porque como ampliamos o nosso mix de produtos a gente vai desenvolver novos processos. Então com o Sebrae, a gente caminha lado a lado o tempo inteiro...é um parceirão da Snack Saudável”, afirma Larissa.

Não deixe de buscar orientações sobre como reagir diante deste cenário de pandemia. O Sebrae em Rondônia pode atendê-lo também remotamente. Acesse nosso portal de atendimento em www.sebrae.ro. Ligue para nossa Central de Relacionamento ou envie mensagens por WhatsApp no 0800 570 0800, acesse nosso portal de ensino à distância www.sebrae.com.br/cursosonline  ou siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais (@sebraero).