Empório Sebrae apresenta produtos de agroindústrias de Rondônia

Mais de duas mil pessoas visitaram a feira durante os quatros dias do Fomenta Rondônia

Um dos destaques do Fomenta Rondônia 2017 foi o Empório Sebrae. Durante todo o evento, 50 agroindústrias rondonienses apresentaram produtos cultivados, criados e produzidos no estado aos participantes, donos de grandes empresas, autoridades locais e visitantes. O Fomenta Rondônia aconteceu entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro.

 

Evandro Padovani, Secretário Estadual da Agricultura, conta que “o Empório Sebrae deu destaque a centenas de famílias e microempresas que trabalham com o agronegócio. Isso agrega valor a esses produtos do campo, de excelente qualidade. Os trabalhadores precisam do apoio, tanto do estado, como do Sebrae e de outros parceiros, para que essas agroindústrias sejam mais conhecidas e gerem mais renda, empregos e valorizem as terras da região.”

 

O cheirinho de café passado na hora tomou conta da exposição. Muitos empreendedores desse ramo mostraram que o estado tem um café de qualidade e que pode ser levado à prateleira de grandes empresas brasileiras. Rodrigo Laignier é um dos empreendedores que acredita no café rondoniense: “Atualmente, nós temos o melhor café Robusta do país e a segunda maior colheita está em Rondônia. Então, nós temos café de qualidade e agricultores que se empenham em produzi-lo”.

 

A recém-criada Cooperativa Peixes de Rondônia também participou do Empório Sebrae para apresentar a qualidade dos peixes criados em Porto Velho, Montenegro e outros municípios de Rondônia. José Barroso faz parte da cooperativa e ficou surpreso com a quantidade de empresários e consumidores interessados em conhecer os peixes da cooperativa. “A nossa cooperativa é nova, ainda estamos esperando alguns trâmites para que nossos peixes sejam comercializados. Ainda assim, não queríamos perder a oportunidade de expor nosso produto e fazer bons negócios no Fomenta Rondônia, e valeu muito a pena. Já fizemos grandes contatos, e em breve o Peixes de Rondônia terá destaque em grandes mercados do país”, contou Barroso.

 

Isabel Cristina trabalha com as rosas da Amazônia que são confeccionadas com produtos do babaçu e foi uma das artesãs que expuseram suas mercadorias. “Eu sou apaixonada por Rondônia. Daqui podemos tirar tanta matéria-prima. Acredito muito no estado e nas oportunidades que ele oferece a todos, incluindo agricultores, artesãos e pequenos empresários. Participando do Empório Sebrae, percebi quantos empreendedores o estado tem e como foi importante estarmos juntos para levar centenas de produtos de qualidade a outros locais e fazer com que a população conheça e valorize a mercadoria rondoniense. Saio daqui com coração agradecido”, relatou Isabel.

 

“O Fomenta Rondônia foi muito importante para nossa agroindústria. Estamos há mais de quinze anos no mercado e, durante todo esse ano, o Sebrae nos orientou muito, sempre avançamos um pouco mais graças a essa parceria. Este ano, com essa exposição, as pessoas conheceram nossas polpas, e fizemos contato com empresas de outros estados. Queremos colocar em prática tudo o que aprendemos para que essas polpas de frutas 100% naturais façam sucesso não só no estado, mas em todo o país”, concluiu Andressa Queila, empreendedora de Ariquemes.

 

Durante os quatro dias de feira, cerca de mil pessoas visitaram os estandes que apresentaram produtos como queijos, iogurtes, produtos de higiene pessoal, polpas de frutas e peixes. O casal de Vilhena Valdir Primão Junior e Ana Paula Jaenisch, da Agroindústria D’Colonnia, que produz salames e embutidos em geral, chegou a comercializar todos os produtos antes mesmo do fim do evento. “Nós vendemos todas as 700 peças que trouxemos. Agradecemos ao Sebrae por nos apoiar e valorizar não só o nosso como todos, nos sentimos muito bem acolhidos e fizemos parcerias futuras”, declarou Valdir.

 

Para mais informações sobre essa ou outras soluções do Sebrae, acesse o site www.ro.sebrae.com.br ou ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento pelo número 0800 570 0800.