PRÊMIO

Diversos prefeitos de Rondônia prestigiam lançamento de premiação do Sebrae

XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor contou com apoio da Arom

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) lançou esta semana (20), em cerimônia bastante prestigiada no auditório do Sebrae de Ariquemes, mais uma edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

Esta edição marca os 20 anos da iniciativa, que desde 2001 valoriza os gestores públicos que estimulam o desenvolvimento social e econômico dos municípios a partir de projetos e ações de formalização, crescimento e competitividade dos pequenos negócios. As inscrições vão até o dia 4 de fevereiro de 2022.

Em suas dez edições anteriores, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor teve mais de 10 mil inscritos, 918 projetos vencedores estaduais e 94 nacionais. Em todo o país, mais de 600 municípios foram premiados até hoje.

“Nas oito categorias existentes atualmente, o prêmio é um reconhecimento às políticas públicas que os gestores municipais empreendem em seus territórios e que concorrem para a geração de negócios, especialmente no âmbito dos pequenos negócios locais, que, afinal, compõem quase todo o tecido empresarial dos municípios e que geram mais da metade dos empregos formais existentes”, disse Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.

As categorias em que os municípios podem se inscrever são: Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Marketing Territorial e Setores econômicos, Inovação e Sustentabilidade, Cooperação e Governança Regional e Cidade Empreendedora.

Um levantamento feito pelo próprio Sebrae na última edição identificou que 70% dos prefeitos vencedores do prêmio foram reeleitos e ainda que os municípios estão entre os que mais geram empregos no país.

Para Daniel Pereira, superintendente do Sebrae em Rondônia, um prefeito que tenha projetos selecionados já garante uma chancela de excelência: “Só ao se inscreverem os prefeitos já demonstram um olhar diferenciado para a geração e oportunidades em suas localidades, e seguramente teremos projetos com chances reais de avançarem nas fases da premiação, como já ocorreu anteriormente”, disse.

O lançamento do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foi prestigiado por diversos prefeitos dde Rondônia, além de prefeitos e representantes de 22 municípios de Rondônia. “Hoje é um dia histórico para o Cisan e para os prefeitos e quero agradecer a cada um deles. A ideia é buscar coisas diferentes, especialmente em parcerias como as com o Sebrae e o Profaz, do Tribunal de Contas, apoiando os municípios e as agroindústrias, entre outras iniciativas. Nosso Estado é rico, e precisamos industrializar nossas riquezas. Parabéns pelo lançamento deste prêmio”, disse Evandro Epifânio, prefeito de Rio Crespo e presidente do consórcio intermunicipal Cisan. As informações adicionais relativas ao certame estão em www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br.

O evento contou com a palestra máster do doutor Benedito Alves, conceituado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e criador do Profaz, um programa de apoio e orientação para a otimização de receitas municipais.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).