ARTICULAÇÃO

Deputada Cassia Muleta também apoia o Projeto Educação para o Futuro

Representante da região de Jaru se comprometeu em apoiar a iniciativa com emendas parlamentares

A cruzada pela Educação de qualidade proposta pelo Movimento Rondônia pela Educação segue a pleno vapor. Desta vez, o Diretor Superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), Daniel Pereira, esteve visitando o gabinete da Deputada Estadual Cassia Muleta na última semana (6), na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE).

Na ocasião, Daniel apresentou as linhas de base do Movimento Rondônia pela Educação, iniciado pela Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), a partir de uma observação de iniciativa similar em Santa Catarina, cujas ações visam uma junção de forças, buscando a melhoria da qualidade do ensino no estado de Rondônia. Combatendo a evasão escolar, lutando pela melhoria dos índices oficiais da educação, em especial, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre tantos outros objetivos.

Dentro desta importante iniciativa, surgiu o projeto Educação para o Futuro, idealizado pelo Sebrae, signatário do Movimento Rondônia pela Educação, com a produção de apostilas oferecendo conteúdos de reforço escolar,  complementando as matérias aplicadas durante a carga horária normal de ensino nas escolas públicas. O material oferece conteúdos de Português, Matemática (que são as matérias avaliadas para o Ideb), além de Educação Empreendedora, Educação Financeira e Cooperativismo. A ideia é transformar as atitudes dos alunos e despertar características que estão latentes neles, preparando cidadãos mais proativos e qualificados.

A Deputada Cassia parabenizou a ação capitaneada pelo Sebrae em Rondônia, afirmando: “A partir do próximo ano estaremos apoiando este importante projeto, destinando essa emenda para apoiar nossa região, onde serão contemplados os estudantes de Jaru, Jorge Teixeira, Theobroma, Vale do Paraíso, Nova União, Mirante da Serra, Vale do Anari, Cacaulândia e Ouro Preto ”, concluiu.

Daniel Pereira agradeceu o apoio da parlamentar: “Vamos fazer uma grande união de esforços para colocar Rondônia entre os melhores índices de Ideb do Brasil. Com apoios como esse da Deputada Cassia, seguimos articulando e buscando mais adesões para melhorar o ambiente escolar e, consequentemente, alcançar índices de excelência em nossa educação básica”, comemorou Daniel.

Além disso, o programa de Educação Empreendedora é uma iniciativa em nível nacional do Sebrae, e já vem atuando há alguns anos, em diversos municípios de Rondônia com a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), em que os professores recebem uma capacitação e a aplicam em sala de aula com os alunos, culminando em um evento, realizado pela equipe escolar, chamado Feira do Jovem Empreendedor, com o objetivo do aluno ter mais iniciativas e a pensar de maneira mais empreendedora. Importante iniciativa, o Jepp mobiliza não apenas os professores e alunos, mas motiva os técnicos educacionais e, também, a família dos alunos.

Seja aplicando a Educação Empreendedora, seja articulando e mobilizando para o Movimento Rondônia pela Educação, o Sebrae em Rondônia pretende alcançar sua missão que é criar ambientes mais favoráveis ao empreendedorismo, que numa análise mais profunda, contribuirá de maneira significativa para o desenvolvimento econômico do estado, gerando mais bem-estar, qualidade de vida e cidadania para todos.

Saiba mais sobre a atuação do Sebrae, acesse sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode interagir com o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130-5656, InstagramFacebookTwitterLinkedIn e YouTube nos canais Sebrae/RO.