Atuação do Profaz do TCE-RO é pauta durante Fomenta Rondônia

Sebrae e Tribunal de Contas de Rondônia mostram os benefícios do programa para o desenvolvimento dos municípios

Oficinas, palestras e capacitações marcaram o Fomenta Rondônia, maior encontro do estado para oportunidades nas compras públicas, realizado pelo Sebrae em Rondônia, com apoio do Governo de Rondônia, Tribunal de Contas do Estado, Arom e Fecomércio.

 

Cerca de cinco cursos foram oferecidos aos participantes com temas voltados à compras públicas, importância da Lei Geral 123/2006, planejamento estratégico, entre outros.

 

Márcia Nogueira, de Ariquemes, participa do Fomenta pela primeira vez. Ela conta que após os cursos, conseguiu entender melhor como trabalhar com o poder público na prestação de serviços e de que maneira sua empresa no ramo de alimentação pode concorrer a chamamentos públicos.

 

“Sou empresário há mais de 10 anos, tenho uma empresa de produtos de limpeza e nunca participei de nenhuma negociação com gestão pública. Resolvi participar do fomenta porque agora, com o empreendimento consolidado, acredito que dá para avançar nessa área e competir com outras empresas. Essas palestras do Fomenta me ensinaram como entrar nesse meio e o que fazer para obter bons resultados.” Contou Ângelo Alves, empresário.

 

Outro destaque do segundo dia do Fomenta Rondônia foi o painel que abordou os benefícios da atuação do Profaz para o desenvolvimento do município.

 

O Profaz é uma iniciativa do Tribunal de Contas que visa o fortalecimento e a modernização e atualização das legislações tributárias municipais dos 52 municípios de Rondônia. Benedito Antônio Alves, Conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia explica que “Existem alguns eixos no Profaz que queremos passar aos participantes como a promoção da regularização fundiária e a utilização de tecnologia e inovação; o despertamento do empreendedorismo; a melhoria das empresas locais no tocante à competitividade e tão sonhada redução da burocracia que já vem acontecendo e que nós queremos acelerar para que entre em sua totalidade.”

 

“Município forte, estado forte. E o município só pode ter força na geração de riqueza e de renda através de empreendedores livres com ambiente favorável, menos burocracia e menos entraves ao processo de produção. Essa é a vocação do Sebrae e é assim que atuamos no Profaz.” Explicou Valdemar Camata Júnior, Superintendente do Sebrae em Rondônia.

 

O Fomenta Rondônia foi realizado entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro no Teatro Estadual Palácio das Artes.

 

Para mais informações sobre essa ou outras soluções do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800.