NEGÓCIO

Agente de desenvolvimento aumenta as compras em pequenos negócios do Vale do Anari

Agente de desenvolvimento tem desenvolvido esforços para ampliar as compras locais

Agente de desenvolvimento capacitada pelo Sebrae, Joelma Izabel Ferreira, tem desenvolvido esforços para ampliar as compras locais, com a participação da agricultura familiar e das empresas locais no Vale do Anari. Essas ações estão ligadas ao estreitamento da informação entre empresa e prefeitura para as licitações.

Em fevereiro, foram feitas reuniões com os produtores rurais para a participação da chamada pública da merenda escolar, com a orientação da documentação aos produtores, além de levantamento dos produtos produzidos com a capacidade de entrega e períodos do ano. Com esses dados, será possível adequar os processos licitatórios da merenda de acordo com a produção, ampliando o percentual do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que no município é de 21,46% (dados de 2016); já a compra com as empresas locais/regionais está em 78,54%.  Orientar os produtores para emitirem documentos, como a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), e verificar a produção para que a nutricionista incremente o cardápio das escolas são algumas das ações que devem ampliar as compras com a agricultura familiar e as empresas no Vale do Anari.

Confira agora algumas das ações desenvolvidas e que contribuem com os resultados do local:

  • Adequação dos processos licitatórios e editais;
  • Construção do plano de compras com benefícios às micro e pequenas empresas (MPEs) nas licitações previstas para 2017;
  • Criação da Sala do Empreendedor;
  • Mensuração dos indicadores de compras com MPEs, dos locais e da agricultura familiar;
  • Construção do plano estratégico de agente de desenvolvimento;
  • Divulgação do plano de compras com as empresas locais.

Com essas ações, “o município terá cada vez mais resultados para sua economia, com o fomento da circulação dos recursos públicos na localidade, atingindo um dos resultados propostos pelo Sebrae, que é dinamizar a economia regional do Vale do Jamari. Foram contratados consultores especialistas em desenvolvimento territorial, as administradoras Daniela Burkhard e Roberto Cirico Maciel, atendem ao projeto Desenvolvimento Econômico Territorial (DET), no Vale do Jamari, junto a treze municípios, com a metodologia nacional do Sebrae Nacional para fomentar os pequenos negócios, tendo como um dos objetivos a ampliação das compras locais com a participação dos pequenos negócios e a preparação dos agentes de desenvolvimento para realização das ações de forma estratégica”, comenta a analista Franciluci Santana do Nascimento.

Para a analista Maria Cristina Marques, “o DET contribui com o desenvolvimento dos municípios e a formação dos agentes de desenvolvimento. Para que tenham ferramentas de trabalho, é fundamental que as ações sejam executadas com resultados”.

A agente de desenvolvimento Joelma está motivada com os resultados e inovando suas estratégias para ampliar cada vez mais a participação das empresas: “um grupo no WhatsApp foi criado para incentivar ainda mais as empresas, onde são divulgadas as compras previstas no plano anual, disponível no site da prefeitura para download”, comenta.

Além dessa inovação na Sala do Empreendedor, as empresas que não estão formalizadas são incentivadas a regularizar a situação e virem participar das licitações também.

Para mais informações sobre o Vale do Anari ou fazer download do plano de compras, basta acessar <http://www.valedoanari.ro.gov.br/>. Para receber orientações sobre gestão de empresas, você pode visitar um dos escritórios do Sebrae. Para mais informações entre em contato com a Central de Relacionamento, pelo número 0800 570 0800, ou pelo WhatsApp, 98130-5656. Confira a programação de eventos na página do Sebrae.