SAÍDA

A crise chegou para os empresários em Rondônia, como permanecer no mercado?

Sebrae lança programa "Vencendo a crise com inovação" para ajudar pequenos empresários a superar o período de recessão

Muitos consultores empresariais costumam utilizar palavras de incentivo com os  empreendedores, afirmando que “crises também oferecem oportunidades”. É verdade que esse é um jargão comum entre os profissionais de assessoria e gestão, mas quando gerenciamos nosso próprio negócio e sentimos a realidade em nosso fluxo de caixa, somos levados à falta de confiança no que ainda está por vir.

 

A carga tributária afeta sobretudo a capacidade produtiva e as atividades comerciais, elevando o grau de pessimismo quanto às expectativas de crescimento empresarial. No atual cenário em que empresas encerram suas atividades, imóveis não encontram locatários e as alternativas de geração de renda estão cada vez mais restritas, espera-se algo mais do que mudanças na política econômica do país: espera-se poder contar com a segurança de orientações que condicionem tomadas de decisão acertadas.

 

O Sebrae oferece essas orientações com seu novo programa específico para o estado de Rondônia, “Vencendo a crise com inovação”. Ele é dividido em três categorias, a primeira para microempreendedores individuais, a segunda para microempresas e a terceira para empresas de pequeno porte. Nos três grupos são oferecidas ferramentas de planejamento, finanças, marketing e inovação. Ao aplicar essas medidas gerenciais, o empresário percebe que os potenciais danos da crise podem ser reduzidos e até neutralizados, além de possibilitar oportunidades ao negócio. O programa disponibiliza informações por meio de um conjunto de soluções específicas relacionadas à gestão, proporcionando o fortalecimento das empresas e a permanência no mercado.

 

A iniciativa foi lançada em Porto Velho na segunda-feira, 28 de março, às 9h, na Federação das Indústrias, em evento com a presença do presidente do conselho do Sebrae, Marcelo Thomé, do diretor superintendente do Sebrae, Valdemar Camata Junior, do senador Waldir Raupp, do vice-governador Daniel Pereira, do diretor técnico Samuel Almeida, representantes das entidades que compõem os conselhos deliberativos da Fiero e do Sebrae, do governo do estado e da imprensa, que cobriu o evento.

 

Ao lançar o programa, Valdemar Camata Júnior destacou a importância da parceria com a Fiero, e na mesma cerimônia foi celebrado convênio com o Banco da Amazônia, que abre linha e crédito especial para os pequenos negócios.

Marcelo Thomé deu especial destaque à inovação como alternativa para vencer os problemas resultantes da política econômica. Em seguida, na palestra sobre o programa, a analista Maria Tereza Marangon, coordenadora do programa, apresentou as vantagens competitivas que as empresas adquirem ao participar das atividades inovadoras. O programa será aplicado às empresas no interior pelas unidades regionais de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Vilhena.

 

Para as empresas interessadas em participar, inicialmente haverá uma palestra de sensibilização e depois serão abertas as inscrições para os empresários. Nas empresas que se inscreverem serão aplicados modelos de diagnóstico, e conforme análise dos pontos críticos identificados, os dirigentes empresariais receberão capacitações. Numa próxima etapa suas empresas serão atendidas com consultorias seguindo um cronograma de atividades estratégicas para melhorar o controle na administração. Os gestores participarão de atividades de promoção dos pequenos negócios e depois será realizada pesquisa de impacto para mensuração dos resultados.

 

Durante o lançamento do programa “Vencendo a crise com inovação” na palestra de sensibilização, foram apresentadas as vantagens oferecidas às três categorias de empresas participantes. Para acessar palestras, consultorias e cursos do Sebrae em Rondônia, acesse o site sebrae.ro, ligue para 0800 570 0800 ou visite o ponto de atendimento mais próximo.